O químico Ph.D Dr. Mario Monteiro, diretor-presidente da Globaltek, foi o entrevistado do podcast Chamada de Emergência, que debateu o tema da segurança industrial e das emergências químicas.
Em conversa com o engenheiro químico e apresentador do programa, Eduardo Moritz, Monteiro comentou sobre o progresso na conscientização e prevenção nos conglomerados industriais do País, em comparação a tempos passados, mas disse que o cenário ainda está longe do ideal. “Houve uma (maior) conscientização, sempre agregando mais providências e prevenção de acidentes, porém, isso não é 100%. Talvez seja uma utopia, e tomara que a gente chegue a 100% de conscientização e prevenção, por isso existe um trabalho contínuo a fazermos”, reforçou.
Dr. Mario respondeu a questões sobre as características da lesão química e as diferenças para as queimaduras, e destacou a grande quantidade de acidentados com produtos químicos no Brasil, sendo a maioria de origem laboral, principalmente dentro das indústrias.
Diphoterine
Ele ainda discutiu os pontos positivos e negativos do uso da água nos casos de descontaminação química na pele e nos olhos, situações em que o uso da Solução Diphoterine se mostra mais eficaz para a captura do agressivo químico, especialmente de ácidos, bases, oxidantes, solventes, redutores, alquilantes e quelantes, com exceção do ácido hidrofluorídrico e derivados ácidos fluorados, para os quais a Solução Hexafluorine é mais indicada.
Monteiro também mostrou um famoso caso de descontaminação e tratamento de lesão química em olho feito com a Solução Diphoterine e fez uma demonstração utilizando a realidade virtual do Metaverso sobre o protocolo de descontaminação química em área industrial utilizando-se a Solução.