A Globaltek foi oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado da Bahia como uma empresa de destaque na luta pela valorização da mulher e no enfrentamento à desigualdade de gênero no ambiente de trabalho.
Em cerimônia realizada na Associação Comercial da Bahia, nossa Empresa foi condecorada pelo Governador Jerônimo Rodrigues com o Selo Lilás, que incentiva o combate a todas as formas de discriminação, principalmente no acesso, na remuneração, ascensão e permanência das mulheres no emprego.
Foram 196 empresas inscritas para concorrer ao Selo. Desse total, 83 cumpriram com os critérios de aprovação – entre elas a Globaltek – e comprovaram que efetivamente valorizam os direitos das mulheres e investem em políticas igualitárias e antidiscriminatórias.
Obtiveram reconhecimento diversos projetos e ações da Globaltek, como as políticas de redução da desigualdade de gênero dentro da empresa; de equiparação salarial entre homens e mulheres, além do incentivo para que elas assumam cada vez mais funções de liderança e tenham visibilidade por isso no ambiente de trabalho.
A empresa também se destacou pelas iniciativas de capacitação profissional às mulheres, principalmente em áreas historicamente com baixa participação feminina; ações de promoção da saúde mental e física da mulher; campanhas de sensibilização contra a violência e o assédio, e medidas voltadas para a dignidade menstrual. “A dignidade menstrual e os direitos sexuais e reprodutivos são uma maneira de assegurar o direito à autonomia corporal e a autodeterminação para pessoas que menstruam”, reforça a Gerente Administrativa da Globaltek, Sandra Magalhães.
Compromisso a favor das mulheres
Sandra Magalhães recebeu a condecoração das mãos do Governador do Estado e reforçou o empenho da Empresa em iniciativas que valorizem os direitos da mulher. “O Selo Lilás significa para mim e para a Globaltek o compromisso e o engajamento na construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e que valorize a contribuição das mulheres”, acrescentou.
Para o Diretor-presidente da Globaltek, Dr. Mario Monteiro, a condecoração reafirma que, ao longo dos anos, a Empresa formou sua Cultura Organizacional com ativa participação feminina. “Hoje, após duas décadas, com a materialização de ações contínuas, evidenciamos dezesseis requisitos, de sete minimamente exigidos, para sermos agraciados com o Selo Lilás”, detalha o Diretor. “É uma honraria que traduz o reconhecimento oficial da efetiva inclusão e participação das Mulheres em nossa Organização. Parabéns e Avante!”.
O Selo Lilás integrou o ciclo de iniciativas desenvolvidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo da Bahia, durante o Março Mulher, que atendem aos compromissos assumidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionados à igualdade de gênero.