PRODUTOS

Nimbus® - Sistema de Bombeamento Solar

O NIMBUS é um sistema de bombeamento solar cujo equipamentos principais são:o painel de energia solar fotovoltaica,que é a unidade geradora de energia elétrica,inversor de frequência, que modula a energia gerada pelo arranjo fotovoltaico de corrente contínua (cc) para corrente alternada (ca),estruturas de fixação em solo ou telhado,cabos,conectoresecaixa de junção. Dentre estes equipamentos, o inversor de frequência é o mais importante para a aplicação da energia solar em sistemas de bombeamento.

O inversor é um gerador de corrente com amplitude proporcional a energia disponibilizada pelos módulos solares de energia fotovoltáica e onde a frequência e fase são controladas. O inversor éeco-friendly (amigável ao meio ambiente), tem vida longa e custos de manutenção baixos.

A faixa de MPPT (Rastreador de Ponto de Potência Máxima) garante a obtenção da melhor potência de saída, e otimiza o desempenho do sistema de bombeamento solar ao longo do dia.

O NIMBUS possui partida e parada automática no ciclo do dia. Ao nascer do sol, o sistema entra em operação ao atingir a tensão mínima de partida, e o sistema entra em shut-down (desligamento) ao regredir a tensão mínima de partida, no pôr do sol. Flutuações de intensidade de luz solar, ocasionadas por nuvens que bloqueiem a luz do sol por exemplo, poderão levar o sistema a atingir tensões abaixo da mínima de partida, e ocasionar a parada do sistema. Quando estas nuvens saem da rota e a tensão do sistema atinge acima da mínima de partida novamente, o NIMBUS entrará em funcionamento.

A operação manual pode ser feita também, através de configuração especifica no menu do NIMBUS.

O NIMBUS opera motores assíncronos para bombeamento de água de qualquer fabricante, podendo ser usado em bombas de corrente alternada convencionais e de domínio dos técnicos do mercado. Com isso os sistemas de bombeamento movidos a energia solar ganham mais confiança e credibilidade uma vez que a bomba, equipamento principal do sistema, poderá ser mantida pelos técnicos de confiança dos usuários.

Os modelos de prateleira 2.2 kW, 7.5 kW e 11kW atendem motores de 0,5cv até 15cv de potência, e para sistemas entre 15cv e 200cv projetos especiais são necessários. Todos os modelos possuem partida suave (Soft Start).

O NIMBUS possui interface amigável e de fácil operação e configuração de código aberto (open source), podendo ser configurado em campo para cada aplicação. O manual do equipamento é em língua portuguesa. Isto facilita o entendimento dos técnicos e também dos usuários, que poderão fazer diagnósticos, configurar e operar o sistema com clareza e precisão.

Para saber mais e entrar em contato com nossos Engenheiros e Consultores acesse:
http://nimbusbrasil.com.br/
Nimbus® - Sistema de Bombeamento de Água movido a Energia Solar
Voltar