Automação Analítica

Calorímetro de Processo COSA 9610

PRINCÍPIO DE MEDIÇÃO (MEDIÇÃO DE OXIGÊNIO RESIDUAL): O princípio de medida do analisador COSA 9610″ é baseado na análise do teor de oxigênio nos gases de combustão após a combustão da amostra. Uma amostra de gás contínuo é misturada com o ar seco na proporção constante e precisa, que depende da faixa BTU do gás a ser medido. A mistura de ar e combustível é oxidada em um forno de combustão na presença de um catalisador a 800 °C, e a concentração de oxigênio da amostra em combustão é medida por uma célula de óxido de zircônia. O oxigênio residual fornece uma medida precisa para o requisito de ar de combustão do gás da amostra, que pode ser correlacionado com precisão ao Índice de Wobbe do gás.
 

Vantagens

As principais vantagens deste método são a sua insensibilidade às mudanças na temperatura ambiente, uma resposta muito rápida com capacidade de medir gases com valores em BTU até zero e a medição do índice de requisitos para ar de combustão, além do índice de Wobbe e do valor de aquecimento.

Índice de Wobbe VS. Índice de Requisitos para ar de Combustão (CARI)

O analisador COSA 9610″ fornece uma medição direta do índice de requisitos para ar de combustão (CARI) de um combustível, que é ideal para o controle preciso da relação ar-combustível de um processo de combustão.
Em aplicações onde a quantidade de energia introduzida no incinerador deve ser controlada, o Índice de Wobbe pode estar intimamente correlacionado ao Índice CARI e diferenças entre as duas medições podem ser anuladas pelo uso de gases de calibração adequados. Em aplicações de gás natural, a precisão do instrumento COSA9610™nos termos do índice de Wobbe é melhor do que +/- 0.4% de leitura. Em aplicações de gás de labaredas, a exatidão pode ser mantida dentro de +/- 3%, mesmo quando as concentrações de hidrogênio da amostra variam de 0% a 100%.
A estabilidade, precisão, rapidez de resposta e confiabilidade da medição de oxigênio residual representam vantagens significativas sobre os calorímetros de chamas tradicionais e mais que compensam o pequeno erro teórico no cálculo de Wobbe. Deve-se notar que outros calorímetros, incluindo calorímetros do tipo de chama, também não são padrões primários, e eles também dependem do uso de gases de calibração adequados.

Poder Calorífico

Uma célula de precisão específica de gravidade com precisão de +/- 1% de leitura é integrada ao analisador COSA 9610″, para aplicações que requeiram a medição do Poder Calorífico, e o processador calcula este valor. Em aplicações, onde a relação ar-combustível deve ser otimizada com base no CARI, a medição da gravidade não é necessária.

Carcaça do Analisador
 
O analisador COSA9610™está alojado em um gabinete NEMA4X (IP65) de aço inoxidável com dimensões de 41″ x 41″ x 16″ adequado para instalações ao ar livre sem abrigo adicional contra temperatura. Para condições climáticas extremas, a faixa de temperatura operacional padrão do COSA9610 “pode ser estendida com a adição de um aquecedor de gabinete e/ou refrigerador de vórtice. O gabinete é adequado para montagem em parede ou em rack. O gabinete do analisador tem três compartimentos: o compartimento de mistura de gás, o compartimento de forno de combustão e os compartimentos eletrônicos.

O compartimento de mistura de gás contém condição de amostra e o sistema de mistura gás. Os componentes neste compartimento estão intrinsecamente seguros.
O compartimento de mistura de gás pode, opcionalmente, ser aquecido para evitar a condensação dos componentes mais pesados do gás.

O compartimento do sistema eletrônico contém o controlador baseado em computador industrial, que executa todas as funções controle de instrumento e cálculos. Os resultados estão disponíveis através de saídas analógicas isoladas e um LCD visível através de uma janela do gabinete e que exibe O2 residual em %, tensão de célula em mV, índice de Wobbe e valor calorífico de aquecimento (opcional) em BTU/SCF ou MJ/Nm3, em relação à densidade (opcional) e ao índice CARI (Índice de requisitos para o ar de combustão).

O compartimento do forno de combustão contém o forno de combustão com sensor de óxido de zircônia. Os gases de exaustão são ventilados e drenados. O compartimento do sistema eletrônico e compartimento de combustão do forno podem, opcionalmente, ser expurgados para aplicações de Classe 1 Div 2 ou Classe 1 Div 1.

O painel de purga é montado na parte inferior do gabinete.

Aplicações
  • Controle de turbina
  • Controle de acúmulo de labaredas
  • Otimização de combustível
  • Mistura de gases
  • Transferência de custódia
  • Controle Hyco Plant
  • Aplicações de hidrogênio
  • Aplicações de mistura de gases4

 

Características

  • Alta Precisão
  • Resposta rápida
  • Intervalo grande de medição
  • Mede gases de baixo BTU
  • Baixa Manutenção
  • Sem chama/Sem extinção de chama
  • Mede conforme os índices Wobbe e CARI
  • Aprovação CSA opcional
  • Método de medição direta (em conformidade com ASTM D-4891)
  • Valores brutos ou líquidos de aquecimento

 

DESDE O ANO

2022
ICONBRASIL

PRESENTE EM TODO BRASIL

+ 0
CLIENTES

Atuamos desde o ano 2000, garantindo ao mercado brasileiro soluções para um futuro melhor. Buscamos constantemente inovação e avanços tecnológicos, pois temos o compromisso de satisfazer necessidades e otimizar resultados de nossos clientes.

FALE CONOSCO

+55 71 3334-5556

globaltek@globaltek.com.br

Termos de Uso - Política de Privacidade

© 2024 Globaltek - Soluções inovadoras